quarta-feira, maio 19

Egonizando

   Não me lembro se já me olhei no espelho hoje. Devo continuar sendo o mesmo cara pálido da foto do RG, aparência morta. Tem sido aqui desde que vim para cá. Eles não te deixam olhar no espelho, acham que pode acontecer, alucinações são comuns entre essas paredes brancas, mortas, assim como o resto dos moribundos aqui.
   "Sim, já vi o mundo lá fora..." respondi ao que me falava ao lado, "E ainda sou grato por estar aqui do seu lado." e prossegui "Lá fora eles não se importam com você, aqui, pelo menos, temos quatro refeições por dia."
   A vista da janela do consultório é bem melhor que a de meu quarto. Daqui consigo ver o parque frente ao nosso prédio, e um viaduto mais acima, quase se perdendo no fim da paisagem.

- Nunca entendi o porquê continua aqui.
- A vista daqui é bem melhor.
- Ninguém te espera lá?
- Se ainda esperar, é uma tola. Já disse que estarei aqui a sua espera, prometo ficar por muito tempo entre esses corredores. Veremos uma bela paisagem juntos.
- Você não a ama mais?
- Cale-se! Fim da consulta doutor, até a próxima...

   Sei que ela não vem, é uma fraca, nunca verá a bela paisagem que vejo agora. Até já tentei dizê-la isso, mas não me escutou, disse que falava bobagens e me mandou calar.

- Sabe que não precisa vir aqui.
- Gosto de conversar com o senhor, pago-lhe para ser meu amigo, não deve contestar meus motivos.
- Não acha que perde tempo aqui? Há tantas coisas maravilhosas a se fazer. Não precisa disto, repito.
- Estou ciente disso, Pedrosa. Mas gosto da vista daqui, é bem melhor que a de onde estava.
- Bem, já é hora de ir, a rotina nos chama.
- É , já havia percebido.
- A propósito, ela disse que viria amanhã.
- Posso lhe fazer um último pedido, Pedrosa?
- Claro, meu amigo...
- Quando ela chegar, diga que estarei a esperando em outro lugar.
- Tudo bem, direi.
- Também te farei uma surpresa amanhã, talvez não lhe agrade, mas será com certeza uma grande surpresa.

   No jornal de terça-feira vinha a noticia: "Paciente voluntário de um hospício é encontrado morto em seu quarto no último domingo. Laudo da perícia indica suicídio por overdose de remédios. Os motivos de seu suicídio não foram encontrados até o momento. As únicas pistas foram a última conversa com o psiquiatra da instituição e numa carta enviada à sua filha antes do incidente [...]"
   Desculpe-me pelo último trecho, minha filha. Na verdade o covarde sou eu, que passei metade de minha vida fugindo e não percebi o quanto são lindos os teus olhos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009 Café com Via Láctea. Design created by Rômulo Bennevides